terça-feira, 28 de junho de 2011

MENINAS DE OURO


Boxe conquista as mulheres; além dos benefícios físicos, o esporte ajuda a combater o estresse e estimula a auto-estima Cruzados de esquerda, ganchos, jabs, entre outros golpes, são os mais utilizados no boxe, esporte tradicionalmente praticado por homens. A diferença é que agora as mulheres também se sentem encorajadas a fazer o mesmo. Noucauteando preconceitos, elas estão experimentando a modalidade. E o objetivo não é apenas competir ou por defesa pessoal. Cada vez mais, o boxe está conquistando espaço nas academias, principalmente entre o público feminino, que encontra nessa prática uma maneira de aliviar as tensões do dia-a-dia e manter a forma física.

Considerado um dos esportes mais completos, o boxe pode queimar até 600 calorias por aula. Exercita o corpo todo e trabalha o abdomen, costas, tríceps, coxas e glúteos, explica o professor de educação física José Stocco. “Muitas pessoas acreditam que boxe é colocar luvas nas mãos e bater. E não é isso, existe todo um trabalho e técnica. Além de enrijecer a musculatura, o esporte deixa o corpo forte e bonito.” De quebra, aponta Stocco, por exigir movimentos rápidos e precisos, a modalidade estimula o reflexo e a percepção.

Com tantos benefícios, não é difícil prever os motivos que levam as mulheres a praticar boxe.  A exemplo de Itié, muitas mulheres praticam o esporte em academias de Bauru. Entre elas a universitária Letícia Martins, 20 anos. De acordo com ela, a modalidade é interessante porque envolve exercícios com corda, flexões e abdominais. São realizados vários tipos de socos, mas não há confronto direto com outro aluno.
“A atividade não é ‘massante’. Depois de um tempo comecei a perceber que meu corpo ficou mais definido e meu condicionamento físico melhorou”, conta Martins.
Seja para manter o corpo em forma, relaxar ou aumentar a auto-estima, o fato é que o boxe ­ que assim como o futebol pertencia exclusivamente ao universo masculino ­ não está conquistando apenas as mulheres. Está sendo cada vez mais aceito por grande parte dos homens.
Boa parte dessa abertura deve ser creditada ao cinema, que ajudou a popularizar o boxe feminino. Um exemplo é o filme “Menina de Ouro” (1995), de Clint Eastwood.
A história retrata a vida de uma pugilista interpretada pela atriz Hilary Swank, que para alcançar o sonho de ser campeã mundial enfrentou o preconceito da sociedade e do próprio treinador. Considerado sucesso de bilheteria e de público, “Menina de Ouro” ganhou cinco Oscar, incluindo melhor filme, diretor e atriz.

Fonte: jcnet

VENHA PARA TOP FIT ACADEMIA E CONQUISTE VOCÊ TAMBÉM OS BENEFÍCIOS DESTA ATIVIDADE!


Boxe Feminino com Professor Gilberto
Terça e Quinta
Horário: 20:00hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário